MODERNIDADE: A ORDEM BURGUESA E A ERA DO CAPITAL
5-) No que tange ao saldo do movimento de 1848, é possível avaliar as afirmações a seguir como corretas ou erradas.
I. A multidão revolucionária congregava burgueses, proletários, estudantes, homens e mulheres, crianças também - que entoavam as mesmas palavras, "pátria" e "liberdade", cantadas pelas ruas de Paris.
II. Em Berlim, no dia 22 de março, a multidão trazia os cadáveres para baixo das varandas do castelo real. O rei teve que se curvar aos despojos ali dispostos, enquanto a rainha sentia profundo desconforto.
III. Reis e soldados agora compreendiam que ao fazerem vítimas, criaram heróis. Era uma cena que, embora parecesse um tanto mórbida, propunha dignidade cívica.
IV. A democracia só tinha algum valor porque homens haviam morrido por ela.
É correto apenas o que se afirma em:
I e III
III e IV
I, II, III e IV
I, II e III
II e IV
Considerando a expansão da economia mundial no século XIX e das estruturas do sistema de produção e consumo que vigorava naquele tempo, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A ampliação da rede comercial deixou as economias dependentes de uma teia que ultrapassava as soberanias dos países.
PORQUE
II. O Imperialismo moderno se caracterizou pela ampliação do mercado mundial e da economia-mundo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Após refletir sobre os fatores que tornaram possível a revolução industrial do século XVIII, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) o uso do vapor como fonte de energia, a invenção de máquinas cada vez mais eficientes, a urbanização e o surgimento da concentração de capital .
( ) A indústria substituindo a agricultura como o motor da economia. A montagem de fábricas em grande escala seguidas de êxodo rural.
( ) Surgimento de novas tecnologias mecânicas. Os primeiros teares mecanizados aparecem no século XVIII, mas a partir de 1800 são patenteados como ofícios mecânicos genuínos (destaque para o famoso tear Jacquard, criado por Joseph Jacquard em 1801).
( ) Avanço nos meios de transporte para o escoamento da produção. Maior conquista: o desenvolvimento de embarcações à vela e o aperfeiçoamento da chamada navegação de cabotagem.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; F; F.
V; V; V; F.
V; F; V; F.
V; V; F; V.
V; V; V; V.
Após refletir sobre os ideais e práticas propostas pelo discurso neoliberal, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) Quanto mais forte se faz a presença do Estado, interferindo e regulando as movimentações de mercado, mais próspera e saudável será a economia de um país.
( ) A estatização integral dos meios de produção é uma maneira segura de garantir a qualificação de um serviço, ou produto.
( ) O bem-estar social deve ser priorizado, sendo o seu custo repassado para a iniciativa privada na forma de tributação.
( ) As instituições previdenciárias devem ter sua infraestrutura mantidas pelo Estado a qualquer custo e serem subsidiadas pelos cofres públicos.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; F; F.
V; F; V; F.
V; V; V; V.
V; V; F; V.
V; V; F; F.
Após refletir sobre a genealogia e primeira conceituação do termo mercantilismo, analise as afirmativas seguintes, identificando as proposições corretas:
I. Smith pensa a teoria geral do mercantilismo no momento em que considera a importância de tornar mais fluida a relação entre os mercados interno e externo (daí o estímulo ao livre comércio entre as nações e a cooperação econômica entre elas).
II. Criticada pelos intervencionistas, elogiada pelos liberais, devemos concluir que o "conceito" de mercantilismo não inclui outra coisa senão o que seus críticos ou apologistas sucessivos foram desenvolvendo.
III. A definição de "mercantilismo estatal" que subordina as preocupações econômicas às preocupações políticas, quando se comenta o mercantilismo inglês, onde o intervencionismo estatal deveria ser percebido como um instrumento simples, fomentador dos fundamentos do poder, sem estar procurado com outro fim em si mesmo.
IV. No século XIX (1884), G. Schmoller respondeu aos críticos do intervencionismo estatal, enfatizando o papel político do sistema como um fator de unificação racional na luta contra emergentes republicas nacionais províncias e cidades-estado.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
III e IV
II, III e IV
I, II, III e IV
I, II e III
I e III
Com relação a reforma Protestante, analise as afirmações abaixo, assinalando V para verdadeiro e F para falso:
( ) A doutrina protestante, na medida em que exaltava o trabalho, foi uma importante alavanca na direção do capitalismo.
( ) Todo o movimento de reforma baseava na defesa da venda das indulgências papais como forma de perdão dos pecados.
( ) A reforma protestante fortalecia a formação dos Estados nacionais, pois atribuía aos monarcas o direito da cobrança dos impostos, e não ao Papa.
( ) O movimento protestante representou um retorno ao medievalismo original, com suas estruturas conservadoras e místicas.
Estão corretas as afirmações contidas em:
F; F; F; F.
F; V; V; F
V; V; F; F.
V; F; V; F.
V; V; V; V.
O Renascimento foi um movimento artístico e intelectual ocorrido na Europa e marco cultural do início dos Tempos Modernos, pois expressava uma nova visão de mundo, associada ao desenvolvimento da burguesia.
Com relação a este tema, análise as afirmações:
I) A denominação “Renascimento” resultou da preocupação dos humanistas em aproximar sua época da Antiguidade.
II) O Renascimento começou na França e seu desenvolvimento e difusão foram possíveis graças a uma série de circunstâncias próprias à sociedade francesa.
III) Uma das características marcantes do Renascimento foi o seu racionalismo, com a convicção de que tudo pode ser explicado pela razão do homem e pelas ciências.
Estão corretas as afirmações contidas em:
I e II.
I e III.
II.
II e III.
I, II e III.
Leia com atenção:
“A história da cultura renascentista nos ilustra com clareza todo o processo de construção cultural do homem moderno e da sociedade contemporânea. Nele se manifestam, já muito dinâmicos e predominantes, os germes do individualismo, do racionalismo e da ambição ilimitada, típicos de comportamentos mais imperativos e representativos do nosso tempo” (SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1987).
Tendo em vista o movimento artístico e cultural conhecido como Renascimento, analise as afirmações abaixo:
I – Em grande medida, o Renascimento fundamentou-se numa recuperação da arte e da cultura greco-romana.
II – Outra característica deste movimento intelectual foi a afirmação do humanismo e do racionalismo como pilares de uma nova sociedade.
III – As mensagens, o estilo e os valores veiculados na cultura renascentista reforçavam a posição dos senhores feudais na estrutura política e social da época.
Estão corretas as afirmações contidas em:
I e II.
I e III.
II.
II e III.
I, II e III.
Leia com atenção o texto seguinte:
A proclamação da República Francesa não deveria ser ato de agressão contra qualquer forma de governo no mundo. As formas de governo têm como característica legítimas a diversidade de caráter, localização geográfica e desenvolvimento intelectual, moral e material entre os povos. A guerra não é, portanto, um princípio da República Francesa, como se tornou a necessidade fatal e gloriosa em 1792. Que se tranquilizem os reis vizinhos. (STERN, 1985, pp. 289-290.)
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A ordem instituída em 1815 no Congresso de Viena para evitar revoluções e conflitos europeus estava seriamente ameaçada.
PORQUE
II. A revolução e o advento da república na França podiam, de fato, arruinar a Europa das cortes monárquicas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
.a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
O Segundo Império Francês (que havia se constituído depois que Napoleão III foi favorecido pelos eventos de 1848 e deu um golpe na Segunda república) chegou ao fim em 1870, durante a guerra francoprussiana. Sobre esse episódio e a Comuna de Paris, assinale a alternativa correta:
Aproveitando-se da fragilidade francesa após o conflito com a Prússia, a Itália financiou o movimento revoltoso francês; por não estar satisfeita com o regime de Napoleão III.
Os vencedores receberam o direito de desfilar em 1 de março de 1871 em Paris, em uma capital de luto, ante as estátuas cobertas com um véu negro. Os parisienses refletiram amargamente sobre aquela humilhação.
Com a vitória francesa sobre a Prússia, Napoleão III se via seguro para avançar na formação de seu grande império econômico europeu.
A repercussão imediata do desfecho da guerra franco-prussiana foi o enfraquecimento da monarquia alemã e a consequente fragmentação do território em inúmeros principados.
A vitória dos franceses contra a Prússia fortaleceu o movimento popular que, aproveitando a circunstância, derrubou Napoleão III do trono.
I e III
III e IV
I, II, III e IV
I, II e III
II e IV
Considerando a expansão da economia mundial no século XIX e das estruturas do sistema de produção e consumo que vigorava naquele tempo, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A ampliação da rede comercial deixou as economias dependentes de uma teia que ultrapassava as soberanias dos países.
PORQUE
II. O Imperialismo moderno se caracterizou pela ampliação do mercado mundial e da economia-mundo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Após refletir sobre os fatores que tornaram possível a revolução industrial do século XVIII, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) o uso do vapor como fonte de energia, a invenção de máquinas cada vez mais eficientes, a urbanização e o surgimento da concentração de capital .
( ) A indústria substituindo a agricultura como o motor da economia. A montagem de fábricas em grande escala seguidas de êxodo rural.
( ) Surgimento de novas tecnologias mecânicas. Os primeiros teares mecanizados aparecem no século XVIII, mas a partir de 1800 são patenteados como ofícios mecânicos genuínos (destaque para o famoso tear Jacquard, criado por Joseph Jacquard em 1801).
( ) Avanço nos meios de transporte para o escoamento da produção. Maior conquista: o desenvolvimento de embarcações à vela e o aperfeiçoamento da chamada navegação de cabotagem.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; F; F.
V; V; V; F.
V; F; V; F.
V; V; F; V.
V; V; V; V.
Após refletir sobre os ideais e práticas propostas pelo discurso neoliberal, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) Quanto mais forte se faz a presença do Estado, interferindo e regulando as movimentações de mercado, mais próspera e saudável será a economia de um país.
( ) A estatização integral dos meios de produção é uma maneira segura de garantir a qualificação de um serviço, ou produto.
( ) O bem-estar social deve ser priorizado, sendo o seu custo repassado para a iniciativa privada na forma de tributação.
( ) As instituições previdenciárias devem ter sua infraestrutura mantidas pelo Estado a qualquer custo e serem subsidiadas pelos cofres públicos.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; F; F.
V; F; V; F.
V; V; V; V.
V; V; F; V.
V; V; F; F.
Após refletir sobre a genealogia e primeira conceituação do termo mercantilismo, analise as afirmativas seguintes, identificando as proposições corretas:
I. Smith pensa a teoria geral do mercantilismo no momento em que considera a importância de tornar mais fluida a relação entre os mercados interno e externo (daí o estímulo ao livre comércio entre as nações e a cooperação econômica entre elas).
II. Criticada pelos intervencionistas, elogiada pelos liberais, devemos concluir que o "conceito" de mercantilismo não inclui outra coisa senão o que seus críticos ou apologistas sucessivos foram desenvolvendo.
III. A definição de "mercantilismo estatal" que subordina as preocupações econômicas às preocupações políticas, quando se comenta o mercantilismo inglês, onde o intervencionismo estatal deveria ser percebido como um instrumento simples, fomentador dos fundamentos do poder, sem estar procurado com outro fim em si mesmo.
IV. No século XIX (1884), G. Schmoller respondeu aos críticos do intervencionismo estatal, enfatizando o papel político do sistema como um fator de unificação racional na luta contra emergentes republicas nacionais províncias e cidades-estado.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
III e IV
II, III e IV
I, II, III e IV
I, II e III
I e III
Com relação a reforma Protestante, analise as afirmações abaixo, assinalando V para verdadeiro e F para falso:
( ) A doutrina protestante, na medida em que exaltava o trabalho, foi uma importante alavanca na direção do capitalismo.
( ) Todo o movimento de reforma baseava na defesa da venda das indulgências papais como forma de perdão dos pecados.
( ) A reforma protestante fortalecia a formação dos Estados nacionais, pois atribuía aos monarcas o direito da cobrança dos impostos, e não ao Papa.
( ) O movimento protestante representou um retorno ao medievalismo original, com suas estruturas conservadoras e místicas.
Estão corretas as afirmações contidas em:
F; F; F; F.
F; V; V; F
V; V; F; F.
V; F; V; F.
V; V; V; V.
O Renascimento foi um movimento artístico e intelectual ocorrido na Europa e marco cultural do início dos Tempos Modernos, pois expressava uma nova visão de mundo, associada ao desenvolvimento da burguesia.
Com relação a este tema, análise as afirmações:
I) A denominação “Renascimento” resultou da preocupação dos humanistas em aproximar sua época da Antiguidade.
II) O Renascimento começou na França e seu desenvolvimento e difusão foram possíveis graças a uma série de circunstâncias próprias à sociedade francesa.
III) Uma das características marcantes do Renascimento foi o seu racionalismo, com a convicção de que tudo pode ser explicado pela razão do homem e pelas ciências.
Estão corretas as afirmações contidas em:
I e II.
I e III.
II.
II e III.
I, II e III.
Leia com atenção:
“A história da cultura renascentista nos ilustra com clareza todo o processo de construção cultural do homem moderno e da sociedade contemporânea. Nele se manifestam, já muito dinâmicos e predominantes, os germes do individualismo, do racionalismo e da ambição ilimitada, típicos de comportamentos mais imperativos e representativos do nosso tempo” (SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1987).
Tendo em vista o movimento artístico e cultural conhecido como Renascimento, analise as afirmações abaixo:
I – Em grande medida, o Renascimento fundamentou-se numa recuperação da arte e da cultura greco-romana.
II – Outra característica deste movimento intelectual foi a afirmação do humanismo e do racionalismo como pilares de uma nova sociedade.
III – As mensagens, o estilo e os valores veiculados na cultura renascentista reforçavam a posição dos senhores feudais na estrutura política e social da época.
Estão corretas as afirmações contidas em:
I e II.
I e III.
II.
II e III.
I, II e III.
Leia com atenção o texto seguinte:
A proclamação da República Francesa não deveria ser ato de agressão contra qualquer forma de governo no mundo. As formas de governo têm como característica legítimas a diversidade de caráter, localização geográfica e desenvolvimento intelectual, moral e material entre os povos. A guerra não é, portanto, um princípio da República Francesa, como se tornou a necessidade fatal e gloriosa em 1792. Que se tranquilizem os reis vizinhos. (STERN, 1985, pp. 289-290.)
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A ordem instituída em 1815 no Congresso de Viena para evitar revoluções e conflitos europeus estava seriamente ameaçada.
PORQUE
II. A revolução e o advento da república na França podiam, de fato, arruinar a Europa das cortes monárquicas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
.a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
O Segundo Império Francês (que havia se constituído depois que Napoleão III foi favorecido pelos eventos de 1848 e deu um golpe na Segunda república) chegou ao fim em 1870, durante a guerra francoprussiana. Sobre esse episódio e a Comuna de Paris, assinale a alternativa correta:
Aproveitando-se da fragilidade francesa após o conflito com a Prússia, a Itália financiou o movimento revoltoso francês; por não estar satisfeita com o regime de Napoleão III.
Os vencedores receberam o direito de desfilar em 1 de março de 1871 em Paris, em uma capital de luto, ante as estátuas cobertas com um véu negro. Os parisienses refletiram amargamente sobre aquela humilhação.
Com a vitória francesa sobre a Prússia, Napoleão III se via seguro para avançar na formação de seu grande império econômico europeu.
A repercussão imediata do desfecho da guerra franco-prussiana foi o enfraquecimento da monarquia alemã e a consequente fragmentação do território em inúmeros principados.
A vitória dos franceses contra a Prússia fortaleceu o movimento popular que, aproveitando a circunstância, derrubou Napoleão III do trono.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Após refletir sobre os fatores que tornaram possível a revolução industrial do século XVIII, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) o uso do vapor como fonte de energia, a invenção de máquinas cada vez mais eficientes, a urbanização e o surgimento da concentração de capital .
( ) A indústria substituindo a agricultura como o motor da economia. A montagem de fábricas em grande escala seguidas de êxodo rural.
( ) Surgimento de novas tecnologias mecânicas. Os primeiros teares mecanizados aparecem no século XVIII, mas a partir de 1800 são patenteados como ofícios mecânicos genuínos (destaque para o famoso tear Jacquard, criado por Joseph Jacquard em 1801).
( ) Avanço nos meios de transporte para o escoamento da produção. Maior conquista: o desenvolvimento de embarcações à vela e o aperfeiçoamento da chamada navegação de cabotagem.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; F; F.
V; V; V; F.
V; F; V; F.
V; V; F; V.
V; V; V; V.
Após refletir sobre os ideais e práticas propostas pelo discurso neoliberal, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) Quanto mais forte se faz a presença do Estado, interferindo e regulando as movimentações de mercado, mais próspera e saudável será a economia de um país.
( ) A estatização integral dos meios de produção é uma maneira segura de garantir a qualificação de um serviço, ou produto.
( ) O bem-estar social deve ser priorizado, sendo o seu custo repassado para a iniciativa privada na forma de tributação.
( ) As instituições previdenciárias devem ter sua infraestrutura mantidas pelo Estado a qualquer custo e serem subsidiadas pelos cofres públicos.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; F; F.
V; F; V; F.
V; V; V; V.
V; V; F; V.
V; V; F; F.
Após refletir sobre a genealogia e primeira conceituação do termo mercantilismo, analise as afirmativas seguintes, identificando as proposições corretas:
I. Smith pensa a teoria geral do mercantilismo no momento em que considera a importância de tornar mais fluida a relação entre os mercados interno e externo (daí o estímulo ao livre comércio entre as nações e a cooperação econômica entre elas).
II. Criticada pelos intervencionistas, elogiada pelos liberais, devemos concluir que o "conceito" de mercantilismo não inclui outra coisa senão o que seus críticos ou apologistas sucessivos foram desenvolvendo.
III. A definição de "mercantilismo estatal" que subordina as preocupações econômicas às preocupações políticas, quando se comenta o mercantilismo inglês, onde o intervencionismo estatal deveria ser percebido como um instrumento simples, fomentador dos fundamentos do poder, sem estar procurado com outro fim em si mesmo.
IV. No século XIX (1884), G. Schmoller respondeu aos críticos do intervencionismo estatal, enfatizando o papel político do sistema como um fator de unificação racional na luta contra emergentes republicas nacionais províncias e cidades-estado.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
III e IV
II, III e IV
I, II, III e IV
I, II e III
I e III
Com relação a reforma Protestante, analise as afirmações abaixo, assinalando V para verdadeiro e F para falso:
( ) A doutrina protestante, na medida em que exaltava o trabalho, foi uma importante alavanca na direção do capitalismo.
( ) Todo o movimento de reforma baseava na defesa da venda das indulgências papais como forma de perdão dos pecados.
( ) A reforma protestante fortalecia a formação dos Estados nacionais, pois atribuía aos monarcas o direito da cobrança dos impostos, e não ao Papa.
( ) O movimento protestante representou um retorno ao medievalismo original, com suas estruturas conservadoras e místicas.
Estão corretas as afirmações contidas em:
F; F; F; F.
F; V; V; F
V; V; F; F.
V; F; V; F.
V; V; V; V.
O Renascimento foi um movimento artístico e intelectual ocorrido na Europa e marco cultural do início dos Tempos Modernos, pois expressava uma nova visão de mundo, associada ao desenvolvimento da burguesia.
Com relação a este tema, análise as afirmações:
I) A denominação “Renascimento” resultou da preocupação dos humanistas em aproximar sua época da Antiguidade.
II) O Renascimento começou na França e seu desenvolvimento e difusão foram possíveis graças a uma série de circunstâncias próprias à sociedade francesa.
III) Uma das características marcantes do Renascimento foi o seu racionalismo, com a convicção de que tudo pode ser explicado pela razão do homem e pelas ciências.
Estão corretas as afirmações contidas em:
I e II.
I e III.
II.
II e III.
I, II e III.
Leia com atenção:
“A história da cultura renascentista nos ilustra com clareza todo o processo de construção cultural do homem moderno e da sociedade contemporânea. Nele se manifestam, já muito dinâmicos e predominantes, os germes do individualismo, do racionalismo e da ambição ilimitada, típicos de comportamentos mais imperativos e representativos do nosso tempo” (SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1987).
Tendo em vista o movimento artístico e cultural conhecido como Renascimento, analise as afirmações abaixo:
I – Em grande medida, o Renascimento fundamentou-se numa recuperação da arte e da cultura greco-romana.
II – Outra característica deste movimento intelectual foi a afirmação do humanismo e do racionalismo como pilares de uma nova sociedade.
III – As mensagens, o estilo e os valores veiculados na cultura renascentista reforçavam a posição dos senhores feudais na estrutura política e social da época.
Estão corretas as afirmações contidas em:
I e II.
I e III.
II.
II e III.
I, II e III.
Leia com atenção o texto seguinte:
A proclamação da República Francesa não deveria ser ato de agressão contra qualquer forma de governo no mundo. As formas de governo têm como característica legítimas a diversidade de caráter, localização geográfica e desenvolvimento intelectual, moral e material entre os povos. A guerra não é, portanto, um princípio da República Francesa, como se tornou a necessidade fatal e gloriosa em 1792. Que se tranquilizem os reis vizinhos. (STERN, 1985, pp. 289-290.)
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A ordem instituída em 1815 no Congresso de Viena para evitar revoluções e conflitos europeus estava seriamente ameaçada.
PORQUE
II. A revolução e o advento da república na França podiam, de fato, arruinar a Europa das cortes monárquicas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
.a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
O Segundo Império Francês (que havia se constituído depois que Napoleão III foi favorecido pelos eventos de 1848 e deu um golpe na Segunda república) chegou ao fim em 1870, durante a guerra francoprussiana. Sobre esse episódio e a Comuna de Paris, assinale a alternativa correta:
Aproveitando-se da fragilidade francesa após o conflito com a Prússia, a Itália financiou o movimento revoltoso francês; por não estar satisfeita com o regime de Napoleão III.
Os vencedores receberam o direito de desfilar em 1 de março de 1871 em Paris, em uma capital de luto, ante as estátuas cobertas com um véu negro. Os parisienses refletiram amargamente sobre aquela humilhação.
Com a vitória francesa sobre a Prússia, Napoleão III se via seguro para avançar na formação de seu grande império econômico europeu.
A repercussão imediata do desfecho da guerra franco-prussiana foi o enfraquecimento da monarquia alemã e a consequente fragmentação do território em inúmeros principados.
A vitória dos franceses contra a Prússia fortaleceu o movimento popular que, aproveitando a circunstância, derrubou Napoleão III do trono.
F; F; F; F.
V; V; V; F.
V; F; V; F.
V; V; F; V.
V; V; V; V.
Após refletir sobre os ideais e práticas propostas pelo discurso neoliberal, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.
( ) Quanto mais forte se faz a presença do Estado, interferindo e regulando as movimentações de mercado, mais próspera e saudável será a economia de um país.
( ) A estatização integral dos meios de produção é uma maneira segura de garantir a qualificação de um serviço, ou produto.
( ) O bem-estar social deve ser priorizado, sendo o seu custo repassado para a iniciativa privada na forma de tributação.
( ) As instituições previdenciárias devem ter sua infraestrutura mantidas pelo Estado a qualquer custo e serem subsidiadas pelos cofres públicos.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; F; F.
V; F; V; F.
V; V; V; V.
V; V; F; V.
V; V; F; F.
Após refletir sobre a genealogia e primeira conceituação do termo mercantilismo, analise as afirmativas seguintes, identificando as proposições corretas:
I. Smith pensa a teoria geral do mercantilismo no momento em que considera a importância de tornar mais fluida a relação entre os mercados interno e externo (daí o estímulo ao livre comércio entre as nações e a cooperação econômica entre elas).
II. Criticada pelos intervencionistas, elogiada pelos liberais, devemos concluir que o "conceito" de mercantilismo não inclui outra coisa senão o que seus críticos ou apologistas sucessivos foram desenvolvendo.
III. A definição de "mercantilismo estatal" que subordina as preocupações econômicas às preocupações políticas, quando se comenta o mercantilismo inglês, onde o intervencionismo estatal deveria ser percebido como um instrumento simples, fomentador dos fundamentos do poder, sem estar procurado com outro fim em si mesmo.
IV. No século XIX (1884), G. Schmoller respondeu aos críticos do intervencionismo estatal, enfatizando o papel político do sistema como um fator de unificação racional na luta contra emergentes republicas nacionais províncias e cidades-estado.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
III e IV
II, III e IV
I, II, III e IV
I, II e III
I e III
Com relação a reforma Protestante, analise as afirmações abaixo, assinalando V para verdadeiro e F para falso:
( ) A doutrina protestante, na medida em que exaltava o trabalho, foi uma importante alavanca na direção do capitalismo.
( ) Todo o movimento de reforma baseava na defesa da venda das indulgências papais como forma de perdão dos pecados.
( ) A reforma protestante fortalecia a formação dos Estados nacionais, pois atribuía aos monarcas o direito da cobrança dos impostos, e não ao Papa.
( ) O movimento protestante representou um retorno ao medievalismo original, com suas estruturas conservadoras e místicas.
Estão corretas as afirmações contidas em:
F; F; F; F.
F; V; V; F
V; V; F; F.
V; F; V; F.
V; V; V; V.
O Renascimento foi um movimento artístico e intelectual ocorrido na Europa e marco cultural do início dos Tempos Modernos, pois expressava uma nova visão de mundo, associada ao desenvolvimento da burguesia.
Com relação a este tema, análise as afirmações:
I) A denominação “Renascimento” resultou da preocupação dos humanistas em aproximar sua época da Antiguidade.
II) O Renascimento começou na França e seu desenvolvimento e difusão foram possíveis graças a uma série de circunstâncias próprias à sociedade francesa.
III) Uma das características marcantes do Renascimento foi o seu racionalismo, com a convicção de que tudo pode ser explicado pela razão do homem e pelas ciências.
Estão corretas as afirmações contidas em:
I e II.
I e III.
II.
II e III.
I, II e III.
Leia com atenção:
“A história da cultura renascentista nos ilustra com clareza todo o processo de construção cultural do homem moderno e da sociedade contemporânea. Nele se manifestam, já muito dinâmicos e predominantes, os germes do individualismo, do racionalismo e da ambição ilimitada, típicos de comportamentos mais imperativos e representativos do nosso tempo” (SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1987).
Tendo em vista o movimento artístico e cultural conhecido como Renascimento, analise as afirmações abaixo:
I – Em grande medida, o Renascimento fundamentou-se numa recuperação da arte e da cultura greco-romana.
II – Outra característica deste movimento intelectual foi a afirmação do humanismo e do racionalismo como pilares de uma nova sociedade.
III – As mensagens, o estilo e os valores veiculados na cultura renascentista reforçavam a posição dos senhores feudais na estrutura política e social da época.
Estão corretas as afirmações contidas em:
I e II.
I e III.
II.
II e III.
I, II e III.
Leia com atenção o texto seguinte:
A proclamação da República Francesa não deveria ser ato de agressão contra qualquer forma de governo no mundo. As formas de governo têm como característica legítimas a diversidade de caráter, localização geográfica e desenvolvimento intelectual, moral e material entre os povos. A guerra não é, portanto, um princípio da República Francesa, como se tornou a necessidade fatal e gloriosa em 1792. Que se tranquilizem os reis vizinhos. (STERN, 1985, pp. 289-290.)
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A ordem instituída em 1815 no Congresso de Viena para evitar revoluções e conflitos europeus estava seriamente ameaçada.
PORQUE
II. A revolução e o advento da república na França podiam, de fato, arruinar a Europa das cortes monárquicas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
.a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
O Segundo Império Francês (que havia se constituído depois que Napoleão III foi favorecido pelos eventos de 1848 e deu um golpe na Segunda república) chegou ao fim em 1870, durante a guerra francoprussiana. Sobre esse episódio e a Comuna de Paris, assinale a alternativa correta:
Aproveitando-se da fragilidade francesa após o conflito com a Prússia, a Itália financiou o movimento revoltoso francês; por não estar satisfeita com o regime de Napoleão III.
Os vencedores receberam o direito de desfilar em 1 de março de 1871 em Paris, em uma capital de luto, ante as estátuas cobertas com um véu negro. Os parisienses refletiram amargamente sobre aquela humilhação.
Com a vitória francesa sobre a Prússia, Napoleão III se via seguro para avançar na formação de seu grande império econômico europeu.
A repercussão imediata do desfecho da guerra franco-prussiana foi o enfraquecimento da monarquia alemã e a consequente fragmentação do território em inúmeros principados.
A vitória dos franceses contra a Prússia fortaleceu o movimento popular que, aproveitando a circunstância, derrubou Napoleão III do trono.
F; F; F; F.
V; F; V; F.
V; V; V; V.
V; V; F; V.
V; V; F; F.
Após refletir sobre a genealogia e primeira conceituação do termo mercantilismo, analise as afirmativas seguintes, identificando as proposições corretas:
I. Smith pensa a teoria geral do mercantilismo no momento em que considera a importância de tornar mais fluida a relação entre os mercados interno e externo (daí o estímulo ao livre comércio entre as nações e a cooperação econômica entre elas).
II. Criticada pelos intervencionistas, elogiada pelos liberais, devemos concluir que o "conceito" de mercantilismo não inclui outra coisa senão o que seus críticos ou apologistas sucessivos foram desenvolvendo.
III. A definição de "mercantilismo estatal" que subordina as preocupações econômicas às preocupações políticas, quando se comenta o mercantilismo inglês, onde o intervencionismo estatal deveria ser percebido como um instrumento simples, fomentador dos fundamentos do poder, sem estar procurado com outro fim em si mesmo.
IV. No século XIX (1884), G. Schmoller respondeu aos críticos do intervencionismo estatal, enfatizando o papel político do sistema como um fator de unificação racional na luta contra emergentes republicas nacionais províncias e cidades-estado.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
III e IV
II, III e IV
I, II, III e IV
I, II e III
I e III
Com relação a reforma Protestante, analise as afirmações abaixo, assinalando V para verdadeiro e F para falso:
( ) A doutrina protestante, na medida em que exaltava o trabalho, foi uma importante alavanca na direção do capitalismo.
( ) Todo o movimento de reforma baseava na defesa da venda das indulgências papais como forma de perdão dos pecados.
( ) A reforma protestante fortalecia a formação dos Estados nacionais, pois atribuía aos monarcas o direito da cobrança dos impostos, e não ao Papa.
( ) O movimento protestante representou um retorno ao medievalismo original, com suas estruturas conservadoras e místicas.
Estão corretas as afirmações contidas em:
F; F; F; F.
F; V; V; F
V; V; F; F.
V; F; V; F.
V; V; V; V.
O Renascimento foi um movimento artístico e intelectual ocorrido na Europa e marco cultural do início dos Tempos Modernos, pois expressava uma nova visão de mundo, associada ao desenvolvimento da burguesia.
Com relação a este tema, análise as afirmações:
I) A denominação “Renascimento” resultou da preocupação dos humanistas em aproximar sua época da Antiguidade.
II) O Renascimento começou na França e seu desenvolvimento e difusão foram possíveis graças a uma série de circunstâncias próprias à sociedade francesa.
III) Uma das características marcantes do Renascimento foi o seu racionalismo, com a convicção de que tudo pode ser explicado pela razão do homem e pelas ciências.
Estão corretas as afirmações contidas em:
I e II.
I e III.
II.
II e III.
I, II e III.
Leia com atenção:
“A história da cultura renascentista nos ilustra com clareza todo o processo de construção cultural do homem moderno e da sociedade contemporânea. Nele se manifestam, já muito dinâmicos e predominantes, os germes do individualismo, do racionalismo e da ambição ilimitada, típicos de comportamentos mais imperativos e representativos do nosso tempo” (SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1987).
Tendo em vista o movimento artístico e cultural conhecido como Renascimento, analise as afirmações abaixo:
I – Em grande medida, o Renascimento fundamentou-se numa recuperação da arte e da cultura greco-romana.
II – Outra característica deste movimento intelectual foi a afirmação do humanismo e do racionalismo como pilares de uma nova sociedade.
III – As mensagens, o estilo e os valores veiculados na cultura renascentista reforçavam a posição dos senhores feudais na estrutura política e social da época.
Estão corretas as afirmações contidas em:
I e II.
I e III.
II.
II e III.
I, II e III.
Leia com atenção o texto seguinte:
A proclamação da República Francesa não deveria ser ato de agressão contra qualquer forma de governo no mundo. As formas de governo têm como característica legítimas a diversidade de caráter, localização geográfica e desenvolvimento intelectual, moral e material entre os povos. A guerra não é, portanto, um princípio da República Francesa, como se tornou a necessidade fatal e gloriosa em 1792. Que se tranquilizem os reis vizinhos. (STERN, 1985, pp. 289-290.)
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A ordem instituída em 1815 no Congresso de Viena para evitar revoluções e conflitos europeus estava seriamente ameaçada.
PORQUE
II. A revolução e o advento da república na França podiam, de fato, arruinar a Europa das cortes monárquicas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
.a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
O Segundo Império Francês (que havia se constituído depois que Napoleão III foi favorecido pelos eventos de 1848 e deu um golpe na Segunda república) chegou ao fim em 1870, durante a guerra francoprussiana. Sobre esse episódio e a Comuna de Paris, assinale a alternativa correta:
Aproveitando-se da fragilidade francesa após o conflito com a Prússia, a Itália financiou o movimento revoltoso francês; por não estar satisfeita com o regime de Napoleão III.
Os vencedores receberam o direito de desfilar em 1 de março de 1871 em Paris, em uma capital de luto, ante as estátuas cobertas com um véu negro. Os parisienses refletiram amargamente sobre aquela humilhação.
Com a vitória francesa sobre a Prússia, Napoleão III se via seguro para avançar na formação de seu grande império econômico europeu.
A repercussão imediata do desfecho da guerra franco-prussiana foi o enfraquecimento da monarquia alemã e a consequente fragmentação do território em inúmeros principados.
A vitória dos franceses contra a Prússia fortaleceu o movimento popular que, aproveitando a circunstância, derrubou Napoleão III do trono.
III e IV
II, III e IV
I, II, III e IV
I, II e III
I e III
Com relação a reforma Protestante, analise as afirmações abaixo, assinalando V para verdadeiro e F para falso:
( ) A doutrina protestante, na medida em que exaltava o trabalho, foi uma importante alavanca na direção do capitalismo.
( ) Todo o movimento de reforma baseava na defesa da venda das indulgências papais como forma de perdão dos pecados.
( ) A reforma protestante fortalecia a formação dos Estados nacionais, pois atribuía aos monarcas o direito da cobrança dos impostos, e não ao Papa.
( ) O movimento protestante representou um retorno ao medievalismo original, com suas estruturas conservadoras e místicas.
Estão corretas as afirmações contidas em:
F; F; F; F.
F; V; V; F
V; V; F; F.
V; F; V; F.
V; V; V; V.
O Renascimento foi um movimento artístico e intelectual ocorrido na Europa e marco cultural do início dos Tempos Modernos, pois expressava uma nova visão de mundo, associada ao desenvolvimento da burguesia.
Com relação a este tema, análise as afirmações:
I) A denominação “Renascimento” resultou da preocupação dos humanistas em aproximar sua época da Antiguidade.
II) O Renascimento começou na França e seu desenvolvimento e difusão foram possíveis graças a uma série de circunstâncias próprias à sociedade francesa.
III) Uma das características marcantes do Renascimento foi o seu racionalismo, com a convicção de que tudo pode ser explicado pela razão do homem e pelas ciências.
Estão corretas as afirmações contidas em:
I e II.
I e III.
II.
II e III.
I, II e III.
Leia com atenção:
“A história da cultura renascentista nos ilustra com clareza todo o processo de construção cultural do homem moderno e da sociedade contemporânea. Nele se manifestam, já muito dinâmicos e predominantes, os germes do individualismo, do racionalismo e da ambição ilimitada, típicos de comportamentos mais imperativos e representativos do nosso tempo” (SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1987).
Tendo em vista o movimento artístico e cultural conhecido como Renascimento, analise as afirmações abaixo:
I – Em grande medida, o Renascimento fundamentou-se numa recuperação da arte e da cultura greco-romana.
II – Outra característica deste movimento intelectual foi a afirmação do humanismo e do racionalismo como pilares de uma nova sociedade.
III – As mensagens, o estilo e os valores veiculados na cultura renascentista reforçavam a posição dos senhores feudais na estrutura política e social da época.
Estão corretas as afirmações contidas em:
I e II.
I e III.
II.
II e III.
I, II e III.
Leia com atenção o texto seguinte:
A proclamação da República Francesa não deveria ser ato de agressão contra qualquer forma de governo no mundo. As formas de governo têm como característica legítimas a diversidade de caráter, localização geográfica e desenvolvimento intelectual, moral e material entre os povos. A guerra não é, portanto, um princípio da República Francesa, como se tornou a necessidade fatal e gloriosa em 1792. Que se tranquilizem os reis vizinhos. (STERN, 1985, pp. 289-290.)
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A ordem instituída em 1815 no Congresso de Viena para evitar revoluções e conflitos europeus estava seriamente ameaçada.
PORQUE
II. A revolução e o advento da república na França podiam, de fato, arruinar a Europa das cortes monárquicas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
.a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
O Segundo Império Francês (que havia se constituído depois que Napoleão III foi favorecido pelos eventos de 1848 e deu um golpe na Segunda república) chegou ao fim em 1870, durante a guerra francoprussiana. Sobre esse episódio e a Comuna de Paris, assinale a alternativa correta:
Aproveitando-se da fragilidade francesa após o conflito com a Prússia, a Itália financiou o movimento revoltoso francês; por não estar satisfeita com o regime de Napoleão III.
Os vencedores receberam o direito de desfilar em 1 de março de 1871 em Paris, em uma capital de luto, ante as estátuas cobertas com um véu negro. Os parisienses refletiram amargamente sobre aquela humilhação.
Com a vitória francesa sobre a Prússia, Napoleão III se via seguro para avançar na formação de seu grande império econômico europeu.
A repercussão imediata do desfecho da guerra franco-prussiana foi o enfraquecimento da monarquia alemã e a consequente fragmentação do território em inúmeros principados.
A vitória dos franceses contra a Prússia fortaleceu o movimento popular que, aproveitando a circunstância, derrubou Napoleão III do trono.
F; F; F; F.
F; V; V; F
V; V; F; F.
V; F; V; F.
V; V; V; V.
O Renascimento foi um movimento artístico e intelectual ocorrido na Europa e marco cultural do início dos Tempos Modernos, pois expressava uma nova visão de mundo, associada ao desenvolvimento da burguesia.
Com relação a este tema, análise as afirmações:
I) A denominação “Renascimento” resultou da preocupação dos humanistas em aproximar sua época da Antiguidade.
II) O Renascimento começou na França e seu desenvolvimento e difusão foram possíveis graças a uma série de circunstâncias próprias à sociedade francesa.
III) Uma das características marcantes do Renascimento foi o seu racionalismo, com a convicção de que tudo pode ser explicado pela razão do homem e pelas ciências.
Estão corretas as afirmações contidas em:
I e II.
I e III.
II.
II e III.
I, II e III.
Leia com atenção:
“A história da cultura renascentista nos ilustra com clareza todo o processo de construção cultural do homem moderno e da sociedade contemporânea. Nele se manifestam, já muito dinâmicos e predominantes, os germes do individualismo, do racionalismo e da ambição ilimitada, típicos de comportamentos mais imperativos e representativos do nosso tempo” (SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1987).
Tendo em vista o movimento artístico e cultural conhecido como Renascimento, analise as afirmações abaixo:
I – Em grande medida, o Renascimento fundamentou-se numa recuperação da arte e da cultura greco-romana.
II – Outra característica deste movimento intelectual foi a afirmação do humanismo e do racionalismo como pilares de uma nova sociedade.
III – As mensagens, o estilo e os valores veiculados na cultura renascentista reforçavam a posição dos senhores feudais na estrutura política e social da época.
Estão corretas as afirmações contidas em:
I e II.
I e III.
II.
II e III.
I, II e III.
Leia com atenção o texto seguinte:
A proclamação da República Francesa não deveria ser ato de agressão contra qualquer forma de governo no mundo. As formas de governo têm como característica legítimas a diversidade de caráter, localização geográfica e desenvolvimento intelectual, moral e material entre os povos. A guerra não é, portanto, um princípio da República Francesa, como se tornou a necessidade fatal e gloriosa em 1792. Que se tranquilizem os reis vizinhos. (STERN, 1985, pp. 289-290.)
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A ordem instituída em 1815 no Congresso de Viena para evitar revoluções e conflitos europeus estava seriamente ameaçada.
PORQUE
II. A revolução e o advento da república na França podiam, de fato, arruinar a Europa das cortes monárquicas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
.a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
O Segundo Império Francês (que havia se constituído depois que Napoleão III foi favorecido pelos eventos de 1848 e deu um golpe na Segunda república) chegou ao fim em 1870, durante a guerra francoprussiana. Sobre esse episódio e a Comuna de Paris, assinale a alternativa correta:
Aproveitando-se da fragilidade francesa após o conflito com a Prússia, a Itália financiou o movimento revoltoso francês; por não estar satisfeita com o regime de Napoleão III.
Os vencedores receberam o direito de desfilar em 1 de março de 1871 em Paris, em uma capital de luto, ante as estátuas cobertas com um véu negro. Os parisienses refletiram amargamente sobre aquela humilhação.
Com a vitória francesa sobre a Prússia, Napoleão III se via seguro para avançar na formação de seu grande império econômico europeu.
A repercussão imediata do desfecho da guerra franco-prussiana foi o enfraquecimento da monarquia alemã e a consequente fragmentação do território em inúmeros principados.
A vitória dos franceses contra a Prússia fortaleceu o movimento popular que, aproveitando a circunstância, derrubou Napoleão III do trono.
Com relação a este tema, análise as afirmações:
I) A denominação “Renascimento” resultou da preocupação dos humanistas em aproximar sua época da Antiguidade.
II) O Renascimento começou na França e seu desenvolvimento e difusão foram possíveis graças a uma série de circunstâncias próprias à sociedade francesa.
III) Uma das características marcantes do Renascimento foi o seu racionalismo, com a convicção de que tudo pode ser explicado pela razão do homem e pelas ciências.
Estão corretas as afirmações contidas em:
I e II.
I e III.
II.
II e III.
I, II e III.
Leia com atenção:
“A história da cultura renascentista nos ilustra com clareza todo o processo de construção cultural do homem moderno e da sociedade contemporânea. Nele se manifestam, já muito dinâmicos e predominantes, os germes do individualismo, do racionalismo e da ambição ilimitada, típicos de comportamentos mais imperativos e representativos do nosso tempo” (SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1987).
Tendo em vista o movimento artístico e cultural conhecido como Renascimento, analise as afirmações abaixo:
I – Em grande medida, o Renascimento fundamentou-se numa recuperação da arte e da cultura greco-romana.
II – Outra característica deste movimento intelectual foi a afirmação do humanismo e do racionalismo como pilares de uma nova sociedade.
III – As mensagens, o estilo e os valores veiculados na cultura renascentista reforçavam a posição dos senhores feudais na estrutura política e social da época.
Estão corretas as afirmações contidas em:
I e II.
I e III.
II.
II e III.
I, II e III.
Leia com atenção o texto seguinte:
A proclamação da República Francesa não deveria ser ato de agressão contra qualquer forma de governo no mundo. As formas de governo têm como característica legítimas a diversidade de caráter, localização geográfica e desenvolvimento intelectual, moral e material entre os povos. A guerra não é, portanto, um princípio da República Francesa, como se tornou a necessidade fatal e gloriosa em 1792. Que se tranquilizem os reis vizinhos. (STERN, 1985, pp. 289-290.)
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A ordem instituída em 1815 no Congresso de Viena para evitar revoluções e conflitos europeus estava seriamente ameaçada.
PORQUE
II. A revolução e o advento da república na França podiam, de fato, arruinar a Europa das cortes monárquicas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
.a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
O Segundo Império Francês (que havia se constituído depois que Napoleão III foi favorecido pelos eventos de 1848 e deu um golpe na Segunda república) chegou ao fim em 1870, durante a guerra francoprussiana. Sobre esse episódio e a Comuna de Paris, assinale a alternativa correta:
Aproveitando-se da fragilidade francesa após o conflito com a Prússia, a Itália financiou o movimento revoltoso francês; por não estar satisfeita com o regime de Napoleão III.
Os vencedores receberam o direito de desfilar em 1 de março de 1871 em Paris, em uma capital de luto, ante as estátuas cobertas com um véu negro. Os parisienses refletiram amargamente sobre aquela humilhação.
Com a vitória francesa sobre a Prússia, Napoleão III se via seguro para avançar na formação de seu grande império econômico europeu.
A repercussão imediata do desfecho da guerra franco-prussiana foi o enfraquecimento da monarquia alemã e a consequente fragmentação do território em inúmeros principados.
A vitória dos franceses contra a Prússia fortaleceu o movimento popular que, aproveitando a circunstância, derrubou Napoleão III do trono.
I – Em grande medida, o Renascimento fundamentou-se numa recuperação da arte e da cultura greco-romana.
II – Outra característica deste movimento intelectual foi a afirmação do humanismo e do racionalismo como pilares de uma nova sociedade.
III – As mensagens, o estilo e os valores veiculados na cultura renascentista reforçavam a posição dos senhores feudais na estrutura política e social da época.
Estão corretas as afirmações contidas em:
I e II.
I e III.
II.
II e III.
I, II e III.
Leia com atenção o texto seguinte:
A proclamação da República Francesa não deveria ser ato de agressão contra qualquer forma de governo no mundo. As formas de governo têm como característica legítimas a diversidade de caráter, localização geográfica e desenvolvimento intelectual, moral e material entre os povos. A guerra não é, portanto, um princípio da República Francesa, como se tornou a necessidade fatal e gloriosa em 1792. Que se tranquilizem os reis vizinhos. (STERN, 1985, pp. 289-290.)
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A ordem instituída em 1815 no Congresso de Viena para evitar revoluções e conflitos europeus estava seriamente ameaçada.
PORQUE
II. A revolução e o advento da república na França podiam, de fato, arruinar a Europa das cortes monárquicas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
.a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
O Segundo Império Francês (que havia se constituído depois que Napoleão III foi favorecido pelos eventos de 1848 e deu um golpe na Segunda república) chegou ao fim em 1870, durante a guerra francoprussiana. Sobre esse episódio e a Comuna de Paris, assinale a alternativa correta:
Aproveitando-se da fragilidade francesa após o conflito com a Prússia, a Itália financiou o movimento revoltoso francês; por não estar satisfeita com o regime de Napoleão III.
Os vencedores receberam o direito de desfilar em 1 de março de 1871 em Paris, em uma capital de luto, ante as estátuas cobertas com um véu negro. Os parisienses refletiram amargamente sobre aquela humilhação.
Com a vitória francesa sobre a Prússia, Napoleão III se via seguro para avançar na formação de seu grande império econômico europeu.
A repercussão imediata do desfecho da guerra franco-prussiana foi o enfraquecimento da monarquia alemã e a consequente fragmentação do território em inúmeros principados.
A vitória dos franceses contra a Prússia fortaleceu o movimento popular que, aproveitando a circunstância, derrubou Napoleão III do trono.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
.a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
O Segundo Império Francês (que havia se constituído depois que Napoleão III foi favorecido pelos eventos de 1848 e deu um golpe na Segunda república) chegou ao fim em 1870, durante a guerra francoprussiana. Sobre esse episódio e a Comuna de Paris, assinale a alternativa correta:
Aproveitando-se da fragilidade francesa após o conflito com a Prússia, a Itália financiou o movimento revoltoso francês; por não estar satisfeita com o regime de Napoleão III.
Os vencedores receberam o direito de desfilar em 1 de março de 1871 em Paris, em uma capital de luto, ante as estátuas cobertas com um véu negro. Os parisienses refletiram amargamente sobre aquela humilhação.
Com a vitória francesa sobre a Prússia, Napoleão III se via seguro para avançar na formação de seu grande império econômico europeu.
A repercussão imediata do desfecho da guerra franco-prussiana foi o enfraquecimento da monarquia alemã e a consequente fragmentação do território em inúmeros principados.
A vitória dos franceses contra a Prússia fortaleceu o movimento popular que, aproveitando a circunstância, derrubou Napoleão III do trono.
Aproveitando-se da fragilidade francesa após o conflito com a Prússia, a Itália financiou o movimento revoltoso francês; por não estar satisfeita com o regime de Napoleão III.
Os vencedores receberam o direito de desfilar em 1 de março de 1871 em Paris, em uma capital de luto, ante as estátuas cobertas com um véu negro. Os parisienses refletiram amargamente sobre aquela humilhação.
Com a vitória francesa sobre a Prússia, Napoleão III se via seguro para avançar na formação de seu grande império econômico europeu.
A repercussão imediata do desfecho da guerra franco-prussiana foi o enfraquecimento da monarquia alemã e a consequente fragmentação do território em inúmeros principados.
A vitória dos franceses contra a Prússia fortaleceu o movimento popular que, aproveitando a circunstância, derrubou Napoleão III do trono.